5 perguntas para acertar no amor (4) - Sentes alegria ou só sentes prazer?
por João Delicado
4ª PERGUNTA:
SENTES ALEGRIA OU SÓ SENTES PRAZER?
Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante, desenvolvi uma relação em que aquilo andava num determinado registo físico-químico muito gratificante. Saíamos e passávamos longas horas juntos. Por aqui, por ali, por acolá. Ora, a dada altura percebi em mim dois movimentos aparentemente contraditórios: quando estava com aquela pessoa sentia o nível de prazer a subir; depois, quando a deixava, sentia o nível de alegria muito lá em baixo! Espantado, tentava ler estes movimentos internos mas não conseguia: algo me tolhia a capacidade de discernimento. E aquilo voltava a acontecer: prazer para cima, alegria para baixo!
Sei que aquilo andou em montanha russa uma série de meses. Ora me afastava, ora me aproximava. E o resultado mantinha-se. Houve uma altura em que tive de fazer uma opção: ou escolhia o prazer ou escolhia a alegria. Sem perceber tudo, percebi o suficiente para concluir que algo não bate bem quando o prazer exclui a alegria: se só há espaço para o prazer, é sinal de que os fundamentos da relação estão sobre areia e aquilo promete durar apenas enquanto a paixão durar. Se é alegria, então aí sim, vai durar e vai permitir que os momentos de prazer ganhem o enquadramento que merecem.
Daí que seja bom perguntar: - quando estás com a outra pessoa, sentes alegria ou só sentes prazer? - em geral, sentes a relação como um peso a suportar ou como um tesouro a agradecer? - com que entusiasmo falas da outra pessoa aos teus melhores amigos? Ou nem falas?
Se pretende receber cada uma das perguntas de João Delicado subscreva a nossa newsletter aqui
Se pretende inscrever-se num dos 5 workshops de João Delicado informe-se aqui
Ver todas as novidades