As três portas para Jesus

3.10.2020

Para conhecer Jesus, não é suficiente tê-lo estudado. Nem é suficiente ter "ideias" sobre Jesus. Quem quiser encontrar Jesus deve adorá-lo, celebrá-lo e imitá-lo!  

Isso salientou o Papa Francisco numa homilia na Casa Santa Marta. O Papa convidou todos a lerem o Evangelho, que "por vezes é completamente poeirento porque nunca é aberto".

No centro da homilia estava a citação de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Para compreender esta frase, não basta estudar o catecismo, disse o Papa.  

"Pois só as ideias não dão vida, e aquele que só toma o caminho das ideias acaba num labirinto do qual não pode escapar! É por isso que têm existido doutrinas falsas desde a fundação da Igreja.

As heresias começam assim: Queremos compreender quem é Jesus apenas com a nossa cabeça e a nossa luz. Um famoso escritor inglês disse uma vez que as heresias são ideias loucas. É isso mesmo! Quando as ideias ficam sozinhas, elas enlouquecem. Este não é o caminho certo"!”

Para conhecer Jesus, disse o Papa, é preciso abrir três portas:

“A primeira porta é a oração a Jesus. Devem saber que estudar sem rezar é inútil. Rezar a Jesus leva a conhecê-lo melhor. Os grandes teólogos são aqueles que praticam a teologia de joelhos e rezando a Jesus! Assim, estudando e rezando, aproximamo-nos... mas sem oração nunca conheceremos Jesus, nunca!

A segunda porta é para celebrar Jesus. A oração não é suficiente, também se deve experimentar a alegria da celebração em comunidade. Podemos celebrar Jesus através dos seus sacramentos, porque é aí que Ele nos dá vida e nos dá coragem e esperança. Sem a celebração dos sacramentos, nunca conheceremos Jesus. Isto faz parte da essência da Igreja: celebrar Jesus.

A terceira porta é a imitação de Jesus. Para o fazer é preciso pegar e consultar o Evangelho: O que é que ele fez? O que é que ele nos disse e ensinou? E assim podemos imitá-lo.”

“Quem passa por estas três portas aproxima-se do mistério de Jesus”, diz o Papa. “Não é preciso ter medo disso”, acrescentou o pontífice.

“Hoje durante o dia podemos refletir sobre como abrir estas porta de oração na minha vida. Mas a oração tem de vir do coração e não ser papagaiada!
Depois, pensamos na questão de como conduzo a celebração cristã na minha vida e como imito Jesus. Não tens mesmo nenhuma ideia?

Mas então porque é que a Bíblia está empoeirada na sua estante? Pegue neste livro, abra-o e encontrarás todas as descrições de como imitar Jesus. Pensemos nestas três portas, que nos farão bem a todos!”

Traduzido baseado num texto em www.radiovaticana.va

Ver todas as novidades

Encontrar a cara metade para a vida


Tornar-se membro