8 dicas do Papa Francisco para o namoro não ser um tempo de frustração
Namoro é tempo de crescer no amor. Com frequência, Papa Francisco encontra recém-casados e sempre lhes diz: “Vocês são corajosos!”, porque assumir um compromisso definitivo requer coragem.
Confira dicas do Papa Francisco para que o namoro não seja tempo de frustração:
- 1 – Medo do “Prometo ser fiel”
O amor não pode ser entendido apenas como um sentimento ou um estado psicofísico, mas sim como uma relação, uma realidade que cresce e, portanto, constrói-se como uma casa.
- 2 – Como edificar um lar seguro?
A construção de uma casa deve ser conjunta. Por isso, é necessário favorecer e ajudar no crescimento mútuo. Esse crescimento, que começa no namoro, não deve ter como base a areia dos sentimentos que vêm e vão; precisa ser construído sobre a rocha do amor verdadeiro que vem de Deus.
O Senhor é estável e para sempre, assim o amor que funda a família deve ser estável e para sempre.
- 3 – Regras para viver em harmonia
Viver juntos é uma arte. “Um caminho paciente, bonito e fascinante, que não termina quando se conquista um ao outro”, afirma o Papa.
O dia a dia é feito de regras que se podem resumir em três palavras: licença, desculpe e obrigado. “Peçamos ao Senhor que nos faça entender a lei do amor. Que bom é ter essa lei!
Quanto bem nos faz amarmo-nos uns aos outros contra tudo!”, diz na Encíclica Evangelii Gaudium.
- 4 – Como encontrar o par perfeito?
Não existe marido ou esposa perfeitos; portanto, não existe família perfeita. O que existe são pessoas pecadoras. O segredo para lidar com esses limites está em “nunca terminar um dia sem pedir perdão ao outro, sem deixar que a paz regresse na nossa casa”.
Esse caminho de perdão possibilita que o matrimônio dure, vá para frente.
- 5 – Deixar-se amar e surpreender
"O verdadeiro amor é amar e deixar-me amar”, foi o conselho de Francisco aos jovens filipinos em 2015. O amor é sempre uma surpresa, porque supõe um diálogo entre o que ama e o que é amado.
- 6 – Sonhe com as qualidades do outro
É preciso sonhar com as bondades e as qualidades do cônjuge.
“Quantas dificuldades na vida do casal são solucionadas quando há espaço para o sonho! Quando numa família se perde a capacidade de sonhar, o amor não cresce e a vida enfraquece e apaga-se. É muito importante sonhar”, ensina.
- 7- O amor de cada dia
Assim como se reza na oração do Pai-Nosso – “O pão nosso de cada dia nos dai hoje” –, os casais pode dizer: “O amor de cada dia nos dai hoje”.
- 8 – Dê leveza ao relacionamento
“De todas as coisas, o que mais pesa é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, não ser recebido. Pesam certos silêncios. Sem amor, o esforço torna-se mais pesado, intolerável”.